O SALDO TRÁGICO DA 1° GUERRA / A PAZ DOS VENCEDORES
O SALDO TRÁGICO DA 1° GUERRA:
Primeira Guerra Mundial, o seu "saldo" trágico foi de cerca de 30 milhões de mortos, e tantos mais feridos.
Além disto, a Primeira Guerra Mundial também deixou de "saldo" a destruição de toda a infraestrutura básica de países industrializados europeus - em especial Alemanha e França - e impôs aos vencidos condições tão pesadas que aderiram a formas extremas de nacionalismo para defender os seus interesses nacionais, causando uma segunda Guerra Mundial.
A PAZ DOS VENCEDORES:
A chamada "paz dos vencedores" foi o conjunto de condições em que a paz foi assinada ao final da Primeira Guerra Mundial, favorecendo a França e a Inglaterra.
Estes países impuseram aos derrotados - em especial a Alemanha e ao Império Austro-Húngaro - condições intoleráveis, como o pagamento de uma pesada multa que dificultou a reconstrução das economias destes países.
Isto fortaleceu o sentimento de revanchismo entre os alemães, sendo uma das causas da Segunda Guerra. Nesse cenário, era necessário apenas um estopim que motivasse o início das hostilidades, e isso aconteceu em 28 de junho de 1914. Nessa data, o arquiduque e herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, foi alvo de um atentado terrorista durante uma carreata em Sarajevo, capital da Bósnia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Artigo feito por Jonatas Silva
Referencias e fontes: livro didático de historia 9º ano (história sociedade e cidadania).